A cifoplastia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo utilizado para o tratamento de fraturas por compressão na coluna vertebral e alguns tipos de tumores da coluna. Tem como objetivos a estabilização do osso, a redução da dor, o aumento da mobilidade e a restauração de parte ou de toda a altura corporal vertebral perdida devido a fratura.
Estas fraturas geralmente ocorrem devido a traumas e osteoporose.
Como é uma cirurgia de cifoplastia?
A cifoplastia, injeção de cimento intravertebral pelo método de balão, é um método percutâneo realizado através de 2 cortes de 1cm por nível comprometido. Apresenta baixa morbidade com alta resposta terapêutica a dor, possibilitando o retorno precoce dos pacientes às suas respectivas rotinas e diminuindo os potenciais riscos de uma imobilização temporária.
Está indicada para casos de dor refratária decorrente de alguns tipos de fraturas que não melhoram com uso de colete e alguns casos selecionados de tumores.
Quais os riscos de uma cirurgia de cifoplastia?
Todos os procedimentos médicos têm algum nível de risco, tais como:
- Infecções localizadas, não importa quão pequena seja a área da incisão;
- Perda de sangue inesperada durante o procedimento;
- Possível reação adversa ao anestésico;
- Problemas clínicos como trombose, infarto, pneumonia, dentre outros;
- Dormência, fraqueza ou alteração de força muscular.
E, embora incomum, há sempre uma pequena chance de que a cirurgia inicial não possa ser concluída, exigindo um outro procedimento ou uma cirurgia totalmente aberta.
Dessa forma, é essencial buscar um médico especialista em coluna, pois há muitas considerações a serem analisadas antes de optar por esta técnica cirúrgica e apenas o médico especialista poderá informar se poderá ser uma opção para seu caso.