A coluna vertebral é vital para o corpo humano, e tem entre suas funções o equilíbrio, o movimento e a proteção da medula espinhal. A sensibilidade dessa parte do corpo só é possível devido a complexa interação de ossos, estruturas musculares e ligamentos, os quais são coordenados de forma meticulosa pelos nervos.
A anatomia da coluna vertebral passa por algumas mudanças ao longo da vida. Os bebês, por exemplo, nascem com 33 vértebras separadas, enquanto na idade adulta, esse número é reduzido com a fusão das vértebras que formam a região do sacro. A seguir, para compreender melhor sobre a anatomia da coluna, temos uma breve explicação sobre os seus componentes.
Vértebras cervicais
São as menores vértebras da coluna. A primeira, a segunda e a sétima vértebra cervical possuem características distintas, e precisam ser analisadas com mais atenção.
- Atlas: Primeira vértebra cervical, o Atlas tem o mesmo nome do titã da mitologia grega por ser responsável por sustentar a coluna. Essa é a vértebra que dá apoio ao crânio, e, juntamente com o Áxis, permite os movimentos do corpo entre a cabeça e a coluna vertebral. Um dos aspectos específicos dessa primeira vértebra é que ela não possui um corpo vertebral.
- Áxis: Segunda vértebra cervical, o Áxis foi nomeado dessa maneira pois forma um eixo de rotação para o crânio. Visualmente, essa vértebra se destaca pelo seu dente, e é graças a essa articulação que é possível realizar o movimento de rotação da cabeça.
- Sétima vértebra cervical: É parecida com as outras vértebras da coluna, mas tem como diferença um processo espinhoso longo mais proeminente e longo. Inclusive, essa é a razão pela qual ela é mais conhecida como vértebra proeminente. Diferente do Atlas e do Áxis, a sétima vértebra e todas as outras vértebras cervicais que formam a anatomia da coluna humana possuem sete elementos: corpo, processo espinhoso, processo transverso, processos articulares, lâminas, pedículos e forame vertebral.
Vértebras torácicas
Dentro da anatomia da coluna, as vértebras torácicas se diferenciam por terem a fóvea costal, que articulam as cabeças das costelas.
Vértebras lombares
As vértebras lombares distinguem-se das demais por não contarem com fóveas costais no corpo vertebral e forame no processo transverso. Ao contrário disso, nessa parte da anatomia da coluna humana é possível observar um processo transverso mais alongado, com um corpo vertebral maior.
Sacro
O sacro é formado por um conjunto de cinco a seis vértebras fundidas. Durante a infância, essas vértebras ainda estão separadas, mas com a chegada da puberdade, as cartilagens da região passam por um processo de ossificação, formando uma única estrutura óssea. Localizado na área posterior da pelve, o sacro é uma estrutura ampla e triangular.
Cóccix
Por fim, entre as partes mais importantes da anatomia da coluna vertebral está o cóccix, um pequeno osso em formato triangular, o qual se encontra na extremidade caudal da coluna, também formado por um conjunto de vértebras fundidas.
7 Comentários