Tenho muita dor nas costas. Como saber que é hora de procurar um médico para tratar da dor na coluna?
Se a dor nas costas estiver associada a algum dos seguintes sintomas, não deixe de procurar um médico especialista em coluna.
Trauma: Se sofreu uma queda de altura ou um acidente e está com dores na coluna. O ideal é procurar um pronto socorro para realização de exames e excluir uma possível fratura, pois caso se comprove, o início do tratamento deverá ser o mais precoce possível evitando possíveis sequelas.
Dormência e/ou formigamento nas pernas e braços: Se sente dormência ou formigamento nas pernas, glúteos, pés (membros inferiores) ou nos braços e mãos (membros superiores), é importante buscar ajuda médica, pois podem ser sintomas de hérnia de disco ou estenose do canal. Estas duas condições podem causar compressão nervosa e se não forem tratadas, os danos nervosos podem levar a deficiências permanentes.
Perda de força: Se sentir perda de força e dificuldades para movimentar o braço, a perna e pé acompanhado de dor na coluna, busque um médico imediatamente. A perda de força pode estar relacionada com a compressão dos nervos da coluna, devido a uma hérnia de disco, estreitamento do canal vertebral, tumor, dentre outros.
Dor há mais de 4 semanas: Como 90% dos casos de dor nas costas melhoram dentro de 4 semanas, se sua dor persistir, busque um médico para avaliar qual origem do seu problema e indicar o melhor tratamento para a dor na coluna. Não deixe que a dor se torne crônica, quanto antes iniciar o tratamento, mais rápido poderá retornar as atividades e melhor será sua qualidade de vida.
Perda da função intestinal ou da bexiga: A dor nas costas associada à perda do controle intestinal ou da bexiga pode ser sinal de uma condição rara e séria, chamada Síndrome da Cauda Equina, na qual as raízes nervosas da extremidade inferior da medula espinhal sofreram uma compressão grave e ficaram paralisadas. Isso pode acontecer como resultado de hérnia de disco, fratura, tumor, estenose do canal ou trauma na coluna vertebral. Os sintomas podem se desenvolver ao longo do tempo e incluem dormência e fraqueza nas pernas. A Síndrome da Cauda Equina é uma emergência médica e requer atenção imediata.
Febre: Febre acompanhada de dor nas costas pode ser um sinal de infecção na coluna principalmente se passou recentemente por algum tipo de intervenção. Procure um médico para avaliar o seu quadro. Caso seja uma infecção, deve ser identificado a bactéria (biópsia) e antibióticos devem ser prescritos, condição que deve ser tratado precocemente.
Antecedente de câncer, sistema imunológico suprimido, osteoporose ou uso crônico de corticoide: Busque ajuda médica caso tenha qualquer uma dessas patologias acompanhadas de dor nas costas.
Dor noturna: Fortes dores nas costas à noite ao deitar-se na cama e ao dormir, ou seja, em repouso não devem ser ignoradas. Marque uma consulta médica para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento para dor na coluna.
Perda inexplicável de peso: Em caso de perda de peso inesperada e inexplicável, acompanhada de dor nas costas, procure um médico para descartar infecções e tumores como possíveis causas de dor nas costas.
Idade avançada: Pessoas acima de 70 anos possuem risco aumentado de infecção, tumores e fraturas espontâneas por osteoporose como causas de dor na coluna.
2 Comentários