O nome cervicobraquialgia poderá não ser seu conhecido mas, se sofre de uma dor no pescoço irradiando para o ombro e braço, poderá conhecer bem o seu significado. Venha descobrir o que é cervicobraquialgia.
O ritmo das nossas vidas e a forma como nem sempre adotamos a melhor postura no dia-a-dia, faz com que muitas vezes sintamos dores diversas, como uma dor no pescoço irradiando para o ombro ou ainda uma dor no pescoço que irradia para o braço.
Este tipo de situação tem motivado, cada vez mais, a procura por um médico da coluna e feito com que muitas pessoas tenham de recorrer aos principais tratamentos para resolver a situação.
Se sente este tipo de dor mas não está familiarizado com o termo cervicobraquialgia, este é o artigo ideal para saber o que é esta doença, quais as suas causas e sintomas e quais os seus tratamentos. Confira.
A cervicobraquialgia representa uma dor no pescoço que irradia para o ombro e/ou braço podendo ser unilateral ou bilateral.
Nem sempre que estes sintomas se manifestam eles são indicação clara de que se trate de cervicobraquialgia, visto que outras patologias ortopédicas podem apresentar esta sintomática. Assim, é bem importante consultar um especialista para obter o melhor diagnóstico.
As principais causas desse sintoma são as compressões nervosas na coluna, sendo que os nervos em questão são responsáveis pela sensibilidade e pela força motora dos membros superiores. Assim, por exemplo, o nervo da região cervical pode gerar dores ou sensação de formigamento no braço.
Os problemas de coluna são, portanto, os principais responsáveis pela cervicobraquialgia.
Entre estes problemas, o mais comum é que a mesma seja causada por um estreitamento no canal cervical ou por uma hérnia discal.
Outras causas, como tumores, fraturas e infecções na região da coluna são menos frequentes mas podem também motivar o aparecimento da cervicobraquialgia.
Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:
Quando você desconfia que pode sofrer de cervicobraquialgia deve consultar um especialista da coluna para realizar um exame físico. Esse exame inclui uma avaliação de sua motricidade, de sua sensibilidade e de seus reflexos nos membros. A manobra de Spurling poderá também ser realizada para avaliar se existe compressão nervosa na cervical, podendo ainda ser necessária a realização de uma ressonância magnética, tomografia ou de uma eletroneuromiografia para complementar o diagnóstico.
Os tratamentos dependerão muito do diagnóstico realizado pelo especialista e podem ser de variados tipos, sendo os mais comuns a fisioterapia; a correção postural e exercícios com esta relacionados; as terapias manuais; a acupuntura e a cinesioterapia.
Alguns medicamentos poderão também ser introduzidos na rotina do paciente, de acordo com a avaliação médica concretizada. Até mesmo alguns casos de hérnia de disco cervical que necessitam de tratamento cirúrgico. Fique atento principalmente se dores muito intensas associadas alteração de força muscular e perda de sensibilidade no braço.
Escoliose congênita é uma condição que afeta a coluna vertebral, deixando-a lateralmente com uma curvatura…
Escoliose idiopática é uma deformidade que deixa a curvatura da coluna vertebral em formato de…
Espondilolistese é o ato de uma vértebra deslizar para frente sobre a outra logo abaixo.…
Síndrome do piriforme é uma condição que leva o indivíduo a sentir dores na região…
Escoliose é quando a curvatura da coluna se torna anormal de um dos lados, podendo…
Estenose neuroforaminal é o estreitamento dos túneis ósseos onde os nervos saem da coluna e…