A região do cóccix, localizada na parte inferior da coluna vertebral, é uma peça única formada por um grupo de três a cinco vértebras, que quando doloridas podem causar um grande incômodo. Esse diagnóstico das dores no cóccix tem se tornado bastante comum nos últimos anos, devido a adoção de hábitos pouco saudáveis, e apesar de ser mais frequente em pacientes acima de 40 anos, também pode afetar indivíduos mais jovens.
Outras causas como cisto pilonidal, artrite coccígea e tumores também podem resultar em dores nessa região, mas estas são menos comuns.
O principal sintoma dessa condição é uma sensação de dor e sensibilidade na parte inferior da coluna no nível das nádegas. Os pacientes também relatam que a dor no cóccix pode::
Há ainda casos de pacientes com dores no cóccix que começam a sentir esse incômodo irradiar para outras áreas, como costas, quadris e nádegas.
A melhor maneira de receber o diagnóstico adequado das dores no cóccix é por meio de uma avaliação médica. Ao se consultar com um especialista, o mesmo irá analisar o histórico médico completo do indivíduo, incluindo os sintomas da dor no cóccix, possíveis quedas e lesões, além de fatores do estilo de vida do paciente que possam ter contribuído para o quadro de coccidínia.
Além disso, é provável que o médico solicite exames de imagem, como uma radiografia para avaliação inicial dessa região. Em alguns casos, especialmente se forem constatadas inflamações e fraturas no local, o especialista poderá pedir uma tomografia computadorizada e uma ressonância magnética, as quais são úteis para analisar mais detalhadamente os pacientes que estão sofrendo com alterações na sensibilidade ou dores no cóccix.
.
Para casos mais leves, existem algumas medidas simples que podem aliviar a dor na região do cóccix, como melhorar a postura, evitar permanecer sentado por muito tempo ininterruptamente, e adotar o uso de almofadas ortopédicas, tendo em vista que as mesmas conseguem reduzir a pressão sobre o cóccix.
No entanto, é provável que o médico também indique um tratamento complementar, o qual irá depender do quadro clínico de cada paciente. Entre os tratamentos disponíveis na atualidade, estão:
Uma parcela considerável dos pacientes que apresentam essa condição possui um histórico de lesões no local. Desse modo, a principal maneira de prevenir o problema é redobrando a atenção para não sofrer nenhum trauma no osso do cóccix.
Os pacientes com dor nessa região, por sua vez, podem adotar algumas práticas simples que ajudam a aliviar o incômodo. Porém, é importante procurar um especialista para confirmar que as dores no cóccix não são sintomas de um problema mais sério, como fraturas.
Veja a seguir quais medidas paliativas podem ajudar a aliviar as dores.
Escoliose congênita é uma condição que afeta a coluna vertebral, deixando-a lateralmente com uma curvatura…
Escoliose idiopática é uma deformidade que deixa a curvatura da coluna vertebral em formato de…
Espondilolistese é o ato de uma vértebra deslizar para frente sobre a outra logo abaixo.…
Síndrome do piriforme é uma condição que leva o indivíduo a sentir dores na região…
Escoliose é quando a curvatura da coluna se torna anormal de um dos lados, podendo…
Estenose neuroforaminal é o estreitamento dos túneis ósseos onde os nervos saem da coluna e…