Artigos

Entenda o que é edema nos ligamentos interespinhosos

Um edema nos ligamentos interespinhosos é uma espécie de inchaço (inflamação) causado pelo acúmulo de líquido inflamatório nessa região da coluna.

Os ligamentos interespinhosos estão entre os ossos que formam a parte posterior da coluna, os quais são chamados de processos espinhosos, e tem como principal função oferecer a devida estabilidade para a coluna vertebral. Desse modo, a repetição de hábitos e atividades como permanecer muito tempo sentado e praticar exercícios físicos sem o acompanhamento correto, podem causar danos a esses ligamentos e provocar o quadro inflamatório. Podem também ser decorrentes de traumas nessa região podendo em casos mais graves levar ao seu rompimento.

Quais são os sintomas mais comuns?

O sintoma mais comum entre os pacientes que apresentam um edema nos ligamentos interespinhosos é uma dor localizada na coluna muitas vezes sentidas a palpação do local e que se agrava sempre que essa região é flexionada.

Como obter o diagnóstico de um edema ligamentar na coluna?

Para se ter um diagnóstico preciso, os indivíduos que estão com os sintomas de um edema nos ligamentos interespinhosos devem procurar a opinião de um especialista, o qual irá realizar uma avaliação completa através da história clínica e realização do exame fisico.

Em determinados casos, o especialista também pode indicar que o indivíduo realize um exame de ressonância magnética para avaliar melhor a área dos ligamentos interespinhosos comprometida e identificar a gravidade do problema.

Quais são as opções de tratamento para um edema nos ligamentos interespinhosos?

Em síntese, o tratamento de um edema nos ligamentos interespinhosos tem o objetivo de controlar a inflamação local que está gerando o quadro doloroso.

Somente um especialista é capaz de orientar o tratamento mais adequado para cada caso, mas é comum que além de medicação, indique a fisioterapia motora para o alívio das dores.

Exercícios específicos também podem auxiliar na redução das dores e aumentar os níveis de endorfina no organismo quando realizados de forma correta melhorando o bem-estar dos indivíduos com esse tipo de problema na coluna.

Dr. Edgar Utino

Médico Ortopedista Especialista em Cirurgia da Coluna com técnicas minimamente invasivas. Especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna (SBC) e Título em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Recent Posts

Escoliose Congênita: Causas, sintomas e tratamentos

Escoliose congênita é uma condição que afeta a coluna vertebral, deixando-a lateralmente com uma curvatura…

3 semanas ago

Escoliose idiopática: o que é, sintomas e principais tratamentos

Escoliose idiopática é uma deformidade que deixa a curvatura da coluna vertebral em formato de…

1 mês ago

Espondilolistese: como se desenvolve e os tratamentos

Espondilolistese é o ato de uma vértebra deslizar para frente sobre a outra logo abaixo.…

2 meses ago

Síndrome do piriforme: o que é, diagnóstico e tratamentos

Síndrome do piriforme é uma condição que leva o indivíduo a sentir dores na região…

2 meses ago

Escoliose: o que é, quais tipos, causas e tratametos

Escoliose é quando a curvatura da coluna se torna anormal de um dos lados, podendo…

3 meses ago

Estenose neuroforaminal: o que é, diagnóstico e tratamento

Estenose neuroforaminal é o estreitamento dos túneis ósseos onde os nervos saem da coluna e…

3 meses ago