Cuidar da coluna agora ajudará a diminuir as chances de dor nas costas no futuro.
Seguem algumas dicas para manter a sua coluna em forma:
1. Mantenha-se ativo: O sedentarismo aumenta o risco de sentir dores nas costas. O ideal é realizar 30 min de atividades físicas ao menos 3 vezes na semana, que podem incluir caminhadas, andar de bicicleta, nadar, ir à academia dentre outros. Permanecer ativo e manter o corpo em movimento ajuda a manter uma coluna saudável.
2. Alongue-se: Alongar o corpo reduz o risco de lesões e da tensão muscular, ajuda a manter a função articular e proporciona a amplitude dos movimentos.
3. Boa postura: Muito importante no trabalho, ao realizar atividades domésticas, ao dirigir, e até mesmo ao ficar no celular ou no notebook, a postura adequada ajuda a reduzir a sobrecarga na região lombar (costas) e cervical (pescoço), evitando o enrijecimento dos músculos e, consequentemente, as dores.
4. Mantenha uma dieta saudável: A prática de atividades físicas juntamente com uma dieta equilibrada ajudam na perda de peso e na manutenção de um peso saudável. A obesidade é um fator de risco para dores nas costas. E lembre-se: beba água!
5. Cuidado ao levantar e ao carregar peso: Muitas pessoas começam a sentir dores nas costas após carregar uma criança ou um objeto pesado. Cuidado, dobre os joelhos e use as pernas para levantar, não use as costas para fazer esse movimento. Se for pesado demais para você, não o faça, busque ajuda.
6. Durma bem: A posição mais recomendada na hora de dormir é com o corpo de lado e com um travesseiro de boa altura na cabeça e outro entre as pernas para que a coluna fique alinhada. O colchão também é importante para promover o suporte necessário para o seu corpo. Dormir bem é importante tanto para saúde física quanto mental.
7. Fique atento a quaisquer sinais de aviso: É comum ter dores nas costas de vez em quando, mas se ela se tornar frequente e aumentar com o decorrer do tempo, busque ajuda com um médico especialista em coluna para que possa identificar o seu problema e indicar o melhor tratamento. Não se automedique para aliviar os sintomas.
Adotar esses hábitos pode melhorar sua saúde de forma geral, evitar o aparecimento de dores e proporcionar uma vida mais saudável e tranquila, só depende de você!
3 Comentários