Hiperlordose, é uma das condições mais frequentes tratando-se de uma alteração nos discos vertebrais. Vale lembrar que a coluna vertebral possui um formato naturalmente curvado, de modo que a doença em questão altera ainda mais esta curvatura.
É fato que a coluna vertebral se mostra repleta de curvaturas específicas, como a lordose, que é uma curvatura presente na região lombar, apresentando-se voltada para dentro da porção dorsal inferior. Caso tal área se mostre excessivamente curvada, a condição pode ter se desenvolvido no indivíduo. Dessa maneira, abaixo estão outras informações a respeito das peculiaridades desta doença.
O aspecto da coluna vertebral, quando se mostra de modo alterado, costuma ser indicativo de que algo não vai bem na saúde da pessoa. No que diz respeito ao aparecimento da hiperlordose, contudo, a condição pode ser diagnosticada quando a curvatura da coluna está acentuadamente voltada para dentro. Assim sendo, o indivíduo, consequentemente, começa a projetar o abdômen para frente.
Um dos pontos a se destacar é o fato da doença não variar em decorrência do sexo da pessoa. A hiperlordose, embora seja vista em indivíduos de todas as idades, é ligeiramente mais presente em adultos.
Em virtude da área afetada, a hiperlordose pode variar em dois tipos, trazendo sintomas e consequências variadas às pessoas acometidas. Saiba mais sobre as variações da doença:
A hiperlordose decorre de diversos fatores, alguns dos principais estão listados abaixo. Saiba mais:
A doença podem causar e apresentar sintomas diversos, de acordo com o grau da curvatura, bem como da existência de outras doenças e da região afetada. Dentre os mais comuns estão os seguintes:
Dentre os profissionais que poderão diagnosticar a doença, destacam-se os especialistas em coluna vertebral, bem como neurocirurgiões e ortopedistas. A fim de determinar com exatidão o estágio da hiperlordose, exames de imagem poderão ser solicitados.
Dessa maneira, além da avaliação clínica, o médico poderá solicitar ressonância magnética, tomografias e outros tipos de exame. Isso também se faz necessário para que outras condições sejam descartadas.
Além da intensidade dos sintomas, o tratamento para quem apresenta hiperlordose dependerá das outras condições clínicas que o paciente venha a ter. Em casos específicos, atividades físicas poderão ser indicadas para o fortalecimento da musculatura do core e consequente correção da postura e para melhorar a qualidade de vida. Para os casos mais graves, entretanto, há alternativas de tratamentos mais adequados, sendo eles:
Escoliose congênita é uma condição que afeta a coluna vertebral, deixando-a lateralmente com uma curvatura…
Escoliose idiopática é uma deformidade que deixa a curvatura da coluna vertebral em formato de…
Espondilolistese é o ato de uma vértebra deslizar para frente sobre a outra logo abaixo.…
Síndrome do piriforme é uma condição que leva o indivíduo a sentir dores na região…
Escoliose é quando a curvatura da coluna se torna anormal de um dos lados, podendo…
Estenose neuroforaminal é o estreitamento dos túneis ósseos onde os nervos saem da coluna e…