Lesões de Modic, é um tipo de lesão de caráter degenerativo e acontece em vértebras que são adjacentes ao disco intervertebral, uma estrutura composta por cartilagem e está situada na coluna vertebral.
É importante destacar que os discos intervertebrais apresentam funções de amortecimento, tornando possível que haja suporte da estrutura corporal, bem como a realização de movimentos. A degeneração discal, por sua vez, acontece em face de causas genéticas ou funcionais
Neste processo, há desgaste das vértebras, fazendo com que a superfície óssea vertebral seja lesionada, alterando suas estruturas.
Como as lesões de Modic são classificadas
Qualquer parte da coluna pode ser afetada por este tipo de lesão, mas verifica-se maior incidência em se tratando da coluna lombar. Conforme o estágio do quadro clínico, a doença pode ser classificada em três níveis. É importante pontuar que o nível I diz respeito à fase aguda da lesão, ao passo que os níveis II e III referem-se às fases crônicas. Saiba mais:
- Modic I: Verifica-se o início do processo de inflação em decorrência da degeneração do disco intervertebral e do osso. Trata-se da fase em que há edema e sintomas de dor mais intensos, uma vez que a região apresenta maior instabilidade;
- Modic II: Tão logo tenha transcorrido a fase de edema, o próprio organismo inicia um processo de depósito de tecido adiposo na área lesionada. Em geral, neste estágio, o indivíduo sente alívio da dor;
- Modic III: Representa o tipo de lesão mais raro, tratando-se do estágio avançado da doença. Nesta fase, a região lesionada apresenta esclerose óssea, que leva ao endurecimento do osso na face externa da vértebra. Vale destacar que este quadro é mais frequente em idosos.
As lesões Modic apresentam caráter dinâmico, ou seja, podem tanto avançar quanto regredir de nível, daí a importância do caso ser acompanhado por um médico especialista em coluna.
Fatores que ocasionam as alterações degenerativas de Modic
Em face deste tipo de lesão ser uma espécie de doença degenerativa do disco intervertebral, diversas são as causas. Saiba mais:
- Predisposição genética para inflamações;
- Infecções causadas por determinados tipos de bactérias;
- Doenças autoimunes, diabetes e obesidade;
- Cifose, lordose e escoliose;
- Desgastes na cartilagem causados por patologias e sobrecargas.
Além das condições citadas, é importante ressaltar que o tabagismo também representa um dos fatores de risco para que a doença se desenvolva.
Tais fatores fazem com que os discos tornem-se fragilizados e desgastados, deixando de proteger adequadamente a coluna vertebral contra os impactos típicos da movimentação do corpo.
Até mesmo as ações cotidianas, quando da existência de tais fatores, podem gerar desgaste na vértebra adjacente ao disco que apresenta a lesão. Com isso, a região passa por modificações indesejáveis.
Sintomas das lesões de Modic
A lesão é Modic quando o indivíduo apresenta os seguintes sintomas elencados abaixo:
- Dificuldades para movimentar a coluna;
- Dor na coluna de forma constante, sobretudo ao realizar torções de tronco e flexões;
- Sentir rigidez ao se levantar após longos períodos sentado;
- Ao acordar, sentir que os sintomas estão mais intensos;
- Incômodos e dores na coluna que duram mais de quatro semanas.
- Métodos utilizados para diagnóstico desta doença:
Embora as lesões de Modic possam fazer com que o paciente apresente uma série de sintomas, há casos que são assintomáticos. Uma vez que o indivíduo apresente sinais da doença, estes representam importante fonte para que o diagnóstico seja realizado pelo médico.
Além das avaliações físicas, a fim de se elucidar a condição, o médico poderá solicitar a realização de exames, como a ressonância magnética, por exemplo. Outro método que pode ser empregado para o diagnóstico é a discografia. Nesta última técnica, injeta-se soro no interior do disco intervertebral para que se possa observar o surgimento de sintomas.
A discografia também é útil para se estabelecer o ponto de origem das dores. Tão logo as lesões de Modic sejam identificadas, tem-se início os tratamentos indicados pelo médico especialista.
Tratamento das lesões do tipo Modic
Um dos principais desafios em se tratando do diagnóstico é reconhecer se as dores relatadas pelo paciente são de fato causadas pela lesão de Modic. Isso ocorre pelo fato da coluna vertebral ser uma área de grande complexidade, podendo apresentar outras condições que desencadeiem os mesmos sintomas.
Em se tratando da lesão de Modic I, o tratamento é baseado na contenção da inflamação ocasionada pelo processo degenerativo do disco afetado, assim como em medidas para aliviar as dores. Neste caso, o médico poderá prescrever medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, além de sessões de fisioterapia.
Se a dor for do tipo refratária, ou seja, que não cesse com analgésicos convencionais, procedimentos minimamente invasivos na coluna, chamados de “infiltrações” são realizados para que a inflamação seja bloqueada.
Conforme a gravidade, poderão ser realizadas as cirurgias conhecidas como “artroplastia”, que visa substituir o disco intervertebral e “artrodese”, para substituição de mais vértebras.