Alterações na Coluna

Lordose: o que é, causas e tratamento

Lordose é uma condição médica que faz com que a coluna vertebral tenha uma curvatura mais acentuada na região lombar e cervical. Essa curvatura, quando mais acentuada para dentro, pode ser considerada anormal.

A lordose, segundo estimativas, podem ocorrer cerca de 150 mil casos de lordose lombar no país.

Por exemplo, as curvaturas da coluna são separada em três regiões ou partes:

  1. Lordose cervical, que corresponde à região da nuca e pescoço;
  2. Cifose torácica, como o nome diz, corresponde à região da caixa torácica;
  3. Lordose lombar, correspondente à região lombar da coluna.

É daí que temos o que chamamos de hiperlordose lombar. No entanto, a lordose, a curvatura na região lombar é considerada normal e está presente em todos os indivíduos e até em crianças.

Porém, nos pequenos, a curvatura tende a normalizar com o passar dos anos. Agora, a hiperlordose é considerada uma doença e requer tratamento médico. Uma vez que ela atinge a região com dores lombares.

Assim, a lordose é uma curva normal fisiológica na coluna. Já a hiperlordose é uma curvatura excessiva da coluna que pode necessitar de tratamento. Confira abaixo as causas e sintomas da lordose.

Curvatura normal e curvatura excessiva, lordose lombar.

Causas e sintomas que podem ajudar no diagnóstico da lordose

Entre as principais causas da hiperlordose estão:

  • as contraturas musculares;
  • condições genéticas;
  • a obesidade;
  • anteversão da pelve;
  • a gravidez e uso prolongado do salto alto.

Embora esse último possa ser reversível com o tratamento adequado. Por isso é necessário ter um diagnóstico correto e preciso para determinar a melhor abordagem a ser feita. Isto é, cada caso deve ser tratado de formas distintas.

Sintomas da lordose

Agora, como toda doença, há os sintomas e você pode ficar atento a eles, para poder identificar a hiperlordose. No entanto, é sempre recomendável se consultar com um médico especialista para um diagnóstico mais detalhado.

Abaixo, listamos alguns dos sintomas e complicações que podem aparecer e denunciar a existência de hiperlordose. Confira:

  • dores constantes na coluna lombar;
  • fadiga na região da coluna vertebral;
  • perda de equilíbrio;
  • dificuldades para abaixar e pegar peso;
  • dores no pescoço sem motivo aparente;
  • sensação de fraqueza nos músculos do abdômen.

Se após ler essa nossa lista e perceber que por um acaso, há a suspeita de ter a doença, consulte um médico ortopedista especialista em coluna para avaliação do seu caso.

Agora que você sabe mais sobre o que é a lordose e suas principais causas e sintomas, nós vamos falar sobre os tratamentos e como é feito o diagnóstico desta condição.

Como é realizado o diagnóstico da lordose?

O diagnóstico da lordose é realizado através de exames físicos e de imagem, este através de ressonância magnética para determinar as causas da lordose e um possível planejamento para uma eventual cirurgia.

Estes exames ajudam a ver as curvaturas da coluna. Uma vez que assim será possível avaliar melhor a situação e o diagnóstico. Seja ele uma hiperlordose ou hipolordose, este caracterizado pela retificação da lombar.

Ou seja, é possível ver se a curva lordótica está dentro dos padrões ou não. Assim, durante a consulta com um médico especialista e, baseado nas informações encontradas até o momento, o médico poderá solicitar um exame de raio-x.

Na maioria dos casos, uma radiografia panorâmica da coluna em que o paciente fica em pé, já é o suficiente para determinar outras coisas como a angulação da coluna e possíveis lesões.

A Lordose pode ainda estar associada a hérnia de disco em alguns casos. Quando há alguma má formação, por exemplo. Ou problemas que atrapalham a distribuição do peso podem afetar diretamente a coluna.

Como é feito o tratamento da lordose?

Um bom profissional especialista da área, avaliará o paciente como um todo. Isto é, ele investigará a relação da lordose lombar com o restante do organismo. Afinal, a lombar é uma das mais importantes regiões que exerce uma das funções principais em nossa coluna.

Assim, o tratamento da hiperlordose depende diretamente do diagnóstico da doença. Por exemplo, existem casos em que o paciente vai pra casa a base de medicamentos para a dor.

Há outros casos em que a lordose é indolor e não necessita de nenhuma intervenção médica nem de medicamentos.

Em termos mais gerais, o tratamento da lordose pode incluir fisioterapia, exercícios de alongamentos e outras formas de acompanhamento como:

  • Otimização postural com a ajuda do RPG por exemplo, a reeducação da postura globalizada. Ela é importante para corrigir e evitar a evolução de deformidades;
  • Exercícios de fortalecimento da musculatura da coluna;
  • Uso de coletes ortopédicos e órteses;
  • E em casos extremos, existem as cirurgias para estabilização e realinhamento da coluna vertebral.

Postura correta: dicas para uma postura correta

Assim, para identificar o tratamento mais adequado, é necessário levar em consideração diversos fatores, que o médico deverá avaliar. São eles, a idade do paciente, a progressão da lordose e a condição geral de saúde do paciente.

Portanto, se consultar com um médico especialista é ideal para a melhor avaliação para o seu caso. Afinal, o tratamento ideal é aquele individualizado. Isso garantirá que você retorne para sua vida normal e sua qualidade de vida seja restaurada integralmente.

Esperamos que tenha gostado deste artigo e que tenha tirado as suas dúvidas sobre a lordose e suas complicações além dos seus termos complexos.

Dr. Edgar Utino

Médico Ortopedista Especialista em Cirurgia da Coluna com técnicas minimamente invasivas. Especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna (SBC) e Título em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Recent Posts

Escoliose Congênita: Causas, sintomas e tratamentos

Escoliose congênita é uma condição que afeta a coluna vertebral, deixando-a lateralmente com uma curvatura…

3 semanas ago

Escoliose idiopática: o que é, sintomas e principais tratamentos

Escoliose idiopática é uma deformidade que deixa a curvatura da coluna vertebral em formato de…

1 mês ago

Espondilolistese: como se desenvolve e os tratamentos

Espondilolistese é o ato de uma vértebra deslizar para frente sobre a outra logo abaixo.…

2 meses ago

Síndrome do piriforme: o que é, diagnóstico e tratamentos

Síndrome do piriforme é uma condição que leva o indivíduo a sentir dores na região…

2 meses ago

Escoliose: o que é, quais tipos, causas e tratametos

Escoliose é quando a curvatura da coluna se torna anormal de um dos lados, podendo…

3 meses ago

Estenose neuroforaminal: o que é, diagnóstico e tratamento

Estenose neuroforaminal é o estreitamento dos túneis ósseos onde os nervos saem da coluna e…

3 meses ago