Retificação da lordose cervical é uma condição que acomete a coluna cervical, a deixando muito reta. A coluna cervical é uma parte da coluna vertebral, que por sua vez possui uma leve curvatura para dentro nas porções da coluna lombar, torácica e cervical, sendo considerada normal.
Quando uma pessoa tem uma retificação da lordose cervical, essa curvatura é diminuída, gerando uma série de problemas e desconfortos ao paciente.
Sintomas
Embora não seja considerada uma condição grave, a retificação da lordose cervical pode causar dor e outros sintomas muito desagradáveis, que podem aparecer de forma isolada ou cumulativa. São eles:
- Dor na coluna;
- Dores nas costas que surgem no meio das costas;
- Dor de cabeça;
- Contraturas musculares no trapézio;
- Perda da curvatura cervical;
- Rigidez da coluna;
- Tonturas;
- Protusão discal que pode evoluir para hérnia de disco;
- Dor entre o pescoço e a cabeça;
- Formigamento;
- Dormência.
Há casos mais raros em que o paciente pode se queixar de dificuldade para respirar ou engolir. A gravidade e intensidade dos sintomas variam de caso a caso. Além disso, há muitos pacientes que não possuem sintomas e descobrem a condição por acaso em check-ups de rotina ou investigação de outra condição.
Causas da retificação da lordose cervical
As causas de uma retificação da lordose cervical podem variar bastante. A principal causa para adultos que não chegaram na terceira idade está relacionada com a postura. Isso porque a forma como nos deitamos, sentamos ou até mesmo nos mantemos de pé pode influenciar nas estruturas da coluna em um período de longo prazo.
Manter o pescoço excessivamente hiperflexionado, como quando estamos mexendo no celular ou focados na tela do computador, também contribui para que ocorra a degeneração de estruturas da coluna chamadas de discos vertebrais.
Quando os anéis cartilaginosos dos discos vertebrais se desgastam, ocorrem alterações na forma e no alinhamento da coluna. Com isso, pode ocorrer a perda gradativa da curvatura cervical.
Além disso, o envelhecimento é um fator de destaque para uma retificação da lordose cervical, bem como de outras condições degenerativas de ossos e músculos. Algumas enfermidades, tais como extrusão discal e protusão discal também podem dar origem a uma retificação da lordose cervical com o passar do tempo.
Diagnóstico da retificação da lordose cervical
Após as queixas dos sintomas no consultório, o médico especialista em coluna fará o exame físico no paciente. Sempre que possível, avaliará seu histórico clinico, além de solicitar exames. Tais exames servem não só para o diagnóstico correto, mas também para se descartar outras condições, já que dores nas costas costumam ser sintomas de diversas outras enfermidades.
Para identificar o problema o médico solicitará exames de imagem, tais como ressonância magnética e radiografias. Eventualmente e sempre que necessário, o médico poderá solicitar também outros exames complementares.
Tratamento
Após o diagnóstico, os métodos de tratamento da retificação da lordose cervical envolvem desde exercícios físicos a terapia medicamentosa. Uma das recomendações para a maioria dos casos é aumentar o uso de compressas quentes ou frias, a depender da situação.
A fisioterapia e a Reeducação Postural Global, também conhecida pela abreviação médica de RPG, visam corrigir os desvios posturais, fortalecer a musculatura, restaurar a função normal da coluna e aliviar as dores. Nesses casos, também podem ser indicados aparelhos de eletroestimulação, que visam tanto o fortalecimento da musculatura, quanto o alivio das dores.
Alguns casos podem ter como causa doenças subjacentes. Nessas situações, além de tratar essas enfermidades, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios também pode ser indicado. Em último e raros casos, é feita uma cirurgia para corrigir a alteração no posicionamento da coluna. Todos os métodos de tratamento para retificação da lordose cervical têm como objetivo devolver a qualidade de vida do paciente.
É possível prevenir a retificação da lordose cervical?
Depende. Embora seja possível fazer o possível para evitar essa e outras condições na região da coluna, nenhum método é 100% eficaz, uma vez que depende de uma série de fatores, como vida pregressa do paciente, existência de outras enfermidades ou condições degenerativas e hábitos a longo prazo.
De uma forma geral, é possível prevenir esse tipo de problema mantendo uma postura correta diariamente. No decorrer do dia, manter o monitor do computador o mais nivelado possível da posição da cabeça, a fim de não ter de ficar com a cabeça abaixada ou levantada para utilizar o equipamento, já ajuda bastante.
Evitar o uso excessivo de celular, devido a posição do pescoço abaixado, também ajuda. Procurar manter uma postura ereta ao se sentar, caminhar e manter-se de pé são práticas essenciais para evitar desgastes na região da coluna, que geralmente costumam dar os primeiros sinais com o envelhecimento.
Utilizar travesseiros ortopédicos pode ajudar não só a evitar a evolução de alguns problemas de coluna, como também pode eliminar a sensação de dores, sobretudo ao se levantar.
Em muitos casos, a retificação da lordose cervical pode ser corrigida com a mudança de hábitos e postura, mas é sempre importante ressaltar que cada caso é muito particular e depende de outros fatores. Manter um estilo de vida saudável é essencial para chegar na terceira idade com o máximo de qualidade de vida possível.
No caso de já existir a condição, seguir o tratamento conforme informado pelo médico pode resolver o problema, sobretudo quando não há outras condições subjacentes que desencadearam o problema.