Retificação da lordose lombar é uma condição caracterizada por dores nas costas que pode acarretar no desenvolvimento de alguns problemas na coluna, tais como hérnias de disco e artrose. Para melhor compreensão, vamos entender como funcionam as curvaturas da coluna vertebral.
A coluna vertebral é composta por três tipos de curvaturas fisiológicas, ou seja, são consideradas normais. As curvas da coluna são formadas pelo alinhamento das vértebras, que ficam localizadas nas porções lombar, cervical e torácica. As duas primeiras curvas correspondem a projeções para trás, também chamadas de lordoses. A terceira e última forma corresponde a como a coluna é projetada para frente, também chamada de cifose.
Portanto, é importante deixar claro que lordose e cifose não são doenças, mas sim condições normais da coluna. Uma lordose ou cifose só se torna uma condição a ser tratada quando sofre alterações com sua diminuição ou aumento.
O que causa Retificação da lordose lombar
A retificação da lordose lombar está localizada na região entre o final da cintura e o início dos glúteos, e na maioria dos casos está relacionada com o processo de envelhecimento e má postura. Permanecer muito tempo de pé ou sentado também pode desencadear a condição.
Carregar peso excessivo é outra forma de originar uma retificação da lordose lombar. Esse peso pode ser tanto carregando caixas em casa com frequência, levantando peso acima do suportado pelo corpo em uma academia, ou trabalhando na construção civil.
Além das situações já citadas, uma pessoa pode desenvolver retificação da lordose lombar quando possui fraqueza ou encurtamento muscular, e pés cavos.
Sintomas da retificação da lordose lombar
Primeiramente é importante saber que os discos vertebrais são anéis cartilaginosos e estão espalhados entre cada par de vértebras. Esses discos visam amortecer impactos durante a movimentação do tronco. Caso ocorra algum desgaste ou inflamação nessa região, um ou mais sintomas poderão surgir e afetar a qualidade de vida dos pacientes.
Os sintomas mais comuns são:
- Rigidez da coluna lombar;
- Coluna lombar reta;
- Contraturas musculares;
- Dor nas costas.
Além dos sintomas citados, é importante frisar que a retificação da lordose lombar pode dar origem a uma artrose na coluna. Esse processo inflamatório afeta diretamente a qualidade de vida do paciente, uma vez que a dor na região da coluna cervical é intensa, tornando penoso o simples ato de sentar, deitar, levantar ou caminhar.
Se não tratada adequadamente, a retificação da lordose lombar poderá também evoluir para algo mais grave, como uma hérnia de disco. Essa condição é caracterizada pelo conteúdo dos discos extravasando para o lado de fora da coluna. Se o paciente for acometido com uma hérnia de disco, além dos sintomas já citados, também poderá se queixar de formigamento, dormência e sensação de choque na região afetada.
Diagnóstico de retificação de lordose lombar
Na maioria das vezes a realização de exames de imagem será a única forma de se ter certeza que o paciente está com uma retificação de lordose lombar. Isso porque se o sintoma queixado pelo paciente for dor na coluna, há diversas outras possibilidades de males que atingem a saúde da coluna, logo, exames são necessários.
Geralmente, o médico especialista em coluna solicitará exames como radiografias panorâmicas da coluna. O médico também analisará o histórico clínico, queixas e exame clínico realizado em consultório. Em alguns casos e a critério do médico, uma ressonância magnética poderá ser solicitada.
Tratamento
Muitos pacientes diagnosticados com esse problema de coluna podem não apresentar sintomas, de forma que nesses casos não será necessário nenhum tipo de tratamento. Por outro lado, pessoas com sintomas podem receber prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios.
A adesão a prática regular de exercícios e fortalecimento muscular são alguns dos tratamentos a longo prazo que os profissionais de saúde indicarão para que o paciente não só recupere sua qualidade de vida, mas consiga a manter a longo prazo. Esses cuidados são indicados tanto para assintomáticos, quanto para quem tem um ou mais sintomas da condição.
Fatores que fazem a lordose lombar variar de uma pessoa para a outra
A curvatura da lordose depende de alguns fatores para ser considerada normal ou anormal. São eles:
- Idade: se por um lado idosos são mais propensos a problemas ósseos, no caso de lordoses diminuídas, os jovens se tornam mais propícios a desenvolver a condição;
- Raça: de acordo com alguns estudos e levantamento de dados estatísticos, paciente negros possuem maior prevalência do problema do que pacientes brancos nas mesmas condições;
- Gênero: o sexo feminino possui maior predisposição para que uma lordose alterada se instale em seu corpo, quando comparadas com homens.
O que gera a redução da lordose
A Retificação da lordose lombar é a redução natural da lordose e essa condição poderá ser transitória ou definitiva. A principal causa de redução, ou seja, retificação da lordose, é a sensação de dor, geralmente decorrente de uma hérnia ou lordose cervical. Embora elas se tratem de condições transitórias e fáceis de serem resolvidas, são também as mais dolorosas.
Já no envelhecimento, a alteração é esperada por conta de ser mais comum uma degeneração dos discos intervertebrais. Uma cirurgia na coluna malsucedida, também conhecida como iatrogênica, pode desencadear tanto uma condição temporária, quanto definitiva de retificação da lordose lombar.
Espondilolistese e fraturas decorrentes de osteoporose da coluna são também possíveis razões pelas quais uma lordose é diminuída.